sexta-feira, 24 de junho de 2011

Um pouco sobre o preexistente Senufo...


O preexistente Senufo ás vezes aparece como princípio primordial masculino, sob o nome de Koulo Tyolo, ou então como primordial feminino quando denonimado Ka Tyeleo. Também representado como uma dupla constituída de duas divindades primordiais, uma masculina e outra feminina.
A aparição de uma divindidade feminina, reflete na organização matrilinear que têm a comunidade Senufo. De uma forma ou de outra, existe uma forte representação do feminino no âmbito do divino desta comunidade.
A legitimidade que este povo têm para com sua questão ancestral é de suma importância para sua organização social, um exemplo disso é a representação do ‘’Bosque Sagrado ‘’, local aonde segundo a crença Senufo, vivia o primeiro casal de seres humanos, auxiliados pela divindade Ka Tyeleo e a comunidade Senufo e matrilinear, a mulher, a mãe que é a base que sustenta toda a estrutura familiar.
Estas crenças, dentre outras deste povo vão além de apenas ‘’histórias’’ contadas pelos seus ancestrais, elas influenciam de tal maneira a vida desta comunidade que é introduzida na vida de cada um moldando assim os pilares da Comunidade Senufo.


Referência:LEITE, Fábio Rubens da Rocha, A Questão Ancestral:África Negra/Fábio Rubens da Rocha Leite.-São Paulo:Palas Athena:Casa das Áfricas, 2008




Autora do texto:Jullyana =)

2 comentários:

  1. Bom dia Jullyana,

    Me chamo Clara e curso o 3º ano do Ensino Médio em Natal e quero agradecer por me ajudar na minha pesquisa de História mesmo sem saber.
    Fiz meu trabalho sobre as crianças portuguesas vindo para o Brasil e tirei nota 10 valendo 10.Minha professora até me deu os parabéns na frente de todo mundo. Adorei seu blog e o que você coloca nele, você é muito inteligente, e peço que sempre que puder coloque mais temas para eu e outras pessoas tirarmos notas boas.
    Agora lendo essa história do senufo fiquei desesperada pois nem sabia que isso existia. Muito legal.
    Parabéns Professora.

    Clara
    Estudante do Ensino Médio
    :-) S2

    ResponderExcluir
  2. Oi Clara!!
    Que bom que os textos do blog te auxiliam em seus trabalhos escolares, espero continuar poder te ajudando viu...
    Entre sempre que precisar ao blog e estude a vontade!!

    ResponderExcluir