sexta-feira, 24 de junho de 2011

Reflexões Sobre A Formação Colonial Brasileria




 O período colonial brasileiro é marcado pela absorção e legitimação por parte dos brasileiros de valores vindos de seus colonizadores, em sua maioria, os portugueses.
A construção da nação e da própria identidade nacional se deu através desta transmissão ocorrida.
O próprio ‘’descobrimento’’ do Brasil, deu-se meio que intencionalmente, pois, os portugueses viam no solo brasileiro uma fortíssima fonte de prosperidade para a coroa portuguesa, assim o Brasil desde o início para seus colonos não passou de uma moeda valiosa. A exportação do pau Brasil, os engenhos de açúcar, as minas de ouro, enfim, tudo foi levado e Portugal não adotou para com o Brasil o papel de paternalismo.
Partindo desta visão que os colonos tinham do Brasil, a colonização em solo brasileiro ocorreu em desvaneio e o contato com os nativos que habitavam o Brasil foi de total dominação e subserviência.
Os nativos que aqui habitavam, tiveram de assimilar novos valores para poderem sobreviver ao mundo novo que seus colonizadores traziam consigo, já os colonizadores, também se adaptaram, mas não tiveram a inversão de valores em larga escala como os nativos.
Essa transmissão de valores entre colonizadores e nativos é algo que se perpetuou de tal maneira que até nos dias de hoje vemos nos brasileiros a mescla de cultura existente entre estes povos.
A própria identidade brasileira é algo que vêem da colonização, ‘’heranças’’ deixadas na personalidade do brasileiro é algo que remete ao tempo em que os colonizadores estavam por aqui.
Roberto DaMatta em O que faz o brasil, Brasil, explicita bem este legado deixado pelos colonizadores, a construção da personalidade do brasileiro também se deu através da própria personalidade do colono. O famoso ‘’jeitinho brasileiro’’ é algo que foi sendo lapidado e consolidado ao longo de todo o processo de colonização do Brasil.
Para se compreender melhor o período colonial no Brasil é necessário analisar a importância e a influência que este período teve para com os demais processos que estariam por vir no Brasil, e até mesmo nos tempos de hoje. Este tema engloba fatores cruciais, como a identidade brasileira e a construção nacionalista que são características que estão enraízadas no período colonial.
Outra questão que se faz necessária para compreender melhor a construção nacionalista no Brasil, é a diferenciação dos espaços público e privado que Sérgio Buarque de Holanda, no texto O Homem Cordial, faz menções sobre estes dois espaços e como são interpretados no Brasil.
No texto, Sérgio Buarque de Holanda explica que no Brasil o particular sobrepõe o privado, laços pessoais interferem no Estado, assim o estado torna-se impessoal e frio, laços patriarcais determinam o poder do estado, sendo que no estado moderno, questões familiares não se entrelaçariam com o estado.
Este Homem Cordial, segundo o autor, é um indivíduo que se deu graças ás relações interpessoais. Os laços pessoais, se sobrepõe ás relações interpessoais. Este homem, vive em um estado já constituído aonde prevalece as práticas pessoais, a democracia neste estado é uma aproximação pessoal, pois se misturaram Estado e Família, ou seja, a intimidade enfraquece as relações interpessoais.
Os valores que foram absorvidos ao longo do período e passados ao longo do tempo de geração para geração, estão hoje na personalidade e nas relações de todo e qualquer brasileiro e continua a se perpetuar. Toda esta temática acaba se configurando na herança deixada aos brasileiros pelos seus colonizadores.



Referências:
HOLANDA, Sérgio Buarque. O Homem Cordial. 26 ed.São Paulo.Cia das Letras,1995.
DA MATTA, Roberto. O que faz do brasil, Brasil? Editora Rocco LTDA. Rio de Janeiro.


Autora da postagem:Jullyana Silva =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário