domingo, 20 de novembro de 2011

Nefertiti:A Verdadeira Rainha Do Egito



                            
Nefertiti (c. 1380-1345 a.C), rainha da XVIII dinastia do Antigo Egito principal  esposa do faraó Akhenaton que foi o responsável por implantar o monoteísmo no Egito o que lhe causou a tentativa de se apagar seu nome e legado da história egipícia.
Nefertiti pelo o que a história nos conta, foi uma mulher de fibra e garra que mesmo na queda de seu marido esteve ao seu lado, até mesmo governando o Egito por dois anos após a morte de seu marido.
Famosa por sua beleza Nefertiti era a preferida de Akhenaton dentre todas as esposas que o mesmo obtinha.
Além de bela era bastante inteligente e astuta para questões políticas.
Nefertiti sumiu misteriosamente dos relatos egipícios antigos o que leva a crer que também tentaram apagar seu nome da história local.
Causas e ano de sua morte são desconhecidos pela história mas mesmo assim historiadores vêm a anos tentando encontrar sua tumba mortuária e consequente sua múmia.
As fotos que vocês vêm aqui neste post de Nefertiti são todas baseadas em seu busto achado durante uma escavação na Alemanha e não no Egito, com certeza esta valiosa peça foi contrabandeada para o continente Europeu. Na foto ao lado ilustra-se o poder que Akhenaton tinha e recebeu dos Deuses Egipícios para imperar absoluto na Terra, logo atrás esta Nefertiti legitimando o poder de seu marido e também sendo agraciada com o poder e logo atrás as filhas do casal que ao todo eram seis meninas.
Nefertiti é sem dúvida uma das mulheres mais importantes da história mundial e que provou que mesmo em tempos de forte cultura aonde o homem é o único que pode liderar,  a mulher pode sim participar de assuntos determinantes para o bem comum e prova também de que uma mulher bela e atraente pode ir bem mais além que sua beleza física.
Fica aqui minha humilde homenagem a esta MUSA que eu considero ímpar na História e uma mulher a frente de seu tempo.





Esta figura é interessantíssima pois se trata de uma representação do poder de Nefertiti durante seu reinado, de um lado Nefertiti segura o cetro que era o símbolo de poder dos antigos faraós e do outro uma foice que significava uma boa colheita que era a garantia de uma economia estatizada para o Egito tendo em vista que o cultivo e até mesmo exportação de grãos era o que movimentava a economia na época.
Esta representação só era permitida para Faraós (homens) quando iam ser sepultados em sua tumbas, e nesta representação observamos uma mulher retratada igualmente poderosa como os Faraós.
Um fato interessante encontrado no busto de Nefertiti é que na sua representação a sua cornéa do olho esquerdo não foi devidamente pintada o que para a época significava que Nefertiti era temerosa as Deusas Supremas Egipícias e não queria ofuscá-las com sua beleza.




Referências: JACQ, ChristianAs Egípcias: Retratos de Mulheres do Egipto Faraónico. Porto: ASA, 2002. ("Colecção ASA de Bolso").
 Google Imagens.

3 comentários: