sexta-feira, 24 de junho de 2011

Relatório sobre o documentário A Origem Do Homem




                         

O documentário ‘’A origem do homem’’ apresentado na aula de Sociedades Africanas no dia 17/08/2010, teve por objetivo apresentar á África como o berço da humanidade, explicitando fatos científicos já comprovados de que a origem humana deriva do continente africano.
A luta pela sobrevivência sofrida pelos primeiros homens e mulheres que vinham do continente africano também fica claro durante o documentário, foi uma ‘’árdua tarefa’’ se manterem vivos e consequentemente perpetuarem a raça humana. Esta luta pela sobrevivência pode ser claramente ilustrada com as migrações que estes grupos tiveram que fazer por diversos cantos do globo terrestre, sem saber o que iam encontrar, tendo que se adaptar ao novo clima que encontravam pela frente, predadores ferozes e ao novo habitat que teria que ser sua nova casa.
Outro fator importantíssimo ilustrado pelo documentário é a ‘’força’’ que a ciência fazia para não reconhecer este legado que os primeiros africanos nos deixaram. A começar pela negação de que o homem não deriva do continente africano e sim do europeu, o que fica claro a questão do ‘’europocentrismo’’, inclusive com falsas descobertas científicas que desconfigurava a tese de que o primeiro homem deriva do continente africano.
Fica claro que esta negação que se dava é fruto de uma construção histórica-cultural pois ao se aceitar que os negros seriam a primeira espécie humana que povou todas as nações do mundo, teria que se desfazer de vários pensamentos já constituídos de que o primeiro homem seria um europeu, alto, branco e porque não de olhos azuis.
O ocidente acredita que é o grande percurssor de tudo que envolve a evolução humana e consequentemente a sua origem, já o continente africano sempre foi submetido á pensamentos de atraso e nunca poderia se comparar a grandeza e superioridade do ocidente, algo que com os estudos apresentados pelo documentário está sendo repensado e apurado com muito zelo.
Este primeiro homem surgido no continente africano e que dele derivou a raça humana, sem dúvida foi o elo para com a evolução humana e para a legitimação de legados culturais, pois á partir do momento que toda a raça humana veio dos africanos, toda ela sem exceção carrega consigo valores já legitimados por este povo e que sem dúvida continuará se perpetuando.
Com tudo apresentado ao longo do documentário e textos lidos a respeito do assunto, fica nítido que os negros tiveram essencial participação no que diz respeito á origem da raça humana que é uma só. Se desconstruir a idéia de que foi na Europa que tudo aconteceu ou a própria questão do europocentrismo é algo desafiador, mas, se caso está se omitindo a verdadeira identidade da origem humana por preconceitos étnicos, tende-se a cada vez mais estudos serem realizados e principalmente divulgados á respeito do tema para que cada vez mais as demais pessoas saiam desta alienação ‘’branca’’ e enxerguem e respeitem a verdadeira origem humana, origem está, apresentada pelo documentário, que se deu através da difícil luta pela sobrevivência e que cuminou na perpetuação de todos os demais seres humanos.

Vídeo Documentário:A Origem Do Homem;Direção:Steve Burns;Duração:91 minutos;Produção:Discovery Channel, 2002

Relatório feito por:Jullyana =)


21 comentários:

  1. podia ser um pouquinho menor não acha não??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Primeiramente agradeço pela visita ao blog e pelo comentário.
      Creio que não só esta postagem escrita por mim como todas as demais contidas neste blog poderiam ser bem melhores.
      Tento ao máximo absorver tudo que leio ou o que vejo para estar postando aqui para quem se interessar pela temática.
      Sei que muita coisa passa despercebida ao meu olhar mas o que julgo de ''mais'' interessante posto aqui.
      Lembrando que estou aberta a sugestões!
      Obrigado!

      Excluir
    2. Olá me explica as principais partes do filme pra mim, e por que eu nao estou entendendo

      Excluir
  2. Olá. Estou com uma dúvida. Quer dizer então quese o homem veio da África então os preconceitos
    Que foram criados devem ser apagados haja vista que eles seriam a raça superior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na verdade não existe uma raça superior ou inferior, temos que nos respeitar dentro de nossas diferenças. Este documentário na verdade visa mostrar como teria sido a viagem dos primeiros seres humanos para enfim se perpetuarem e darem origem aos diversos povos que habitam o globo terrestre.
      Se nossos ancestrais vieram do continente africano ou outro qualquer é apenas um detalhe que merece muita atenção e estudos, agora em relação ao preconceito, temos que apagar e nos desfazer deles haja visto que todos merecem muito respeito independente de cor de pele ou qualquer outra diferença banal que possa nos ''diferenciar'' fisica ou culturalmente.

      Excluir
  3. ola quria saber qual e o tema central do filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o tema central do documentário é mostrar a migração dos nossos ancestrais que segundo apresenta o documentário vieram do continente africano mas também visa tratar de temas como a construção de inverdades que durante anos a ciência nos apresenta afim de tentar prevalecer uma visão de raciocínio não condizente com a verdade e já previamente estabelecida.

      Excluir
  4. por favor me ajude a fazer um resumo desse filme eu nao to conseguindo fazer.auri_neide1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esse documentário , assisti hoje na escola e achei muito bom, vou assistir de novo....:-)

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do documentário,muito interessante mesmo.. :)

    ResponderExcluir
  7. Adoreii .. �� �� �� ��

    ResponderExcluir
  8. Olá, obrigado por entrar no blog, poderia repetir a pergunta que não entendi.

    ResponderExcluir
  9. ola preciso de perguntas e respostas sobre este documentario alguem pode me ajudar tenho de faze 100 perguntas e responder todas

    ResponderExcluir
  10. Meu no me é Ana Cristina e gostaria de saber os pontos de maior interesse para a psicologia pré-cientifica neste documentário.

    ResponderExcluir
  11. muito bom preciso fazer um resumo desse filme pode me ajudar ju meu imail e juliapaty2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Preciso fazer um relatório sobre esse filme...pode me ajudar meu e-mail é sheilasantoslago@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Preciso fazer um relatório sobre esse filme...pode me ajudar meu e-mail é sheilasantoslago@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Cara, me salvou ... Valeu, me ajudou bastante. Obrigada😊

    ResponderExcluir
  15. Me ajudem preciso fazer o resumo desse filme

    ResponderExcluir
  16. No próprio documentário responde sua pergunta, aconselho a assistir novamente!

    ResponderExcluir